Universo Startup: 23 Aceleradoras para Você Apresentar o Seu Pitch
Fazer um negócio dar certo e decolar depende de uma série de fatores. O mercado, a tecnologia, as pessoas, os processos, o fôlego financeiro, a conjuntura econômica, enfim, todos esses elementos e mais alguns outros precisam se alinhar (às vezes não necessariamente todos, mas a maioria sem dúvida), para que a empresa nova alcance o sucesso.
Mas, e se rolar um empurrãozinho?
Esse empurrãozinho pode ser dado por uma aceleradora (conheça o conceito de “aceleradora” em nosso artigo “Startupês de A a Z, o Glossário das Startups: 67 termos indispensáveis que todo novo empreendedor deve conhecer”). Para te ajudar nisso, relacionamos abaixo o nome de 23 aceleradoras consagradas.
Mas um cuidado é importante: para muitos empreendedores, ser aprovado em algum processo de aceleração é a grande meta, o grande objetivo a ser perseguido, pois, para esses, tal aprovação é o fator determinante do sucesso.
Segundo essa linha de raciocínio, ter ingressado num processo de uma aceleradora é o mesmo que deitar em um berço esplêndido e ver seu negócio seguir de vento em popa. Lamentavelmente a história não é bem essa.
O ingresso num processo de aceleração deve ser tido como mais um passo dado, mais uma etapa cumprida, mas os olhos do empreendedor devem continuar atentos (mais do que nunca), pois o trabalho rumo ao sucesso empresarial estará apenas começando, e agora com as responsabilidades imensamente aumentadas, pois existirão mais pessoas acreditando em você e em seu projeto.
Dado esse alerta, passemos à nossa lista, esperando que ela possa te ajudar:
ACE
Na ACE, com unidades em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, o processo de seleção começa com um simples preenchimento de formulário no próprio site da aceleradora, etapa em que são solicitadas informações básicas.
Atendidos os critérios mínimos da ACE, a aceleradora entra em contato com a proponente para sanar dúvidas e entender melhor o projeto.
Depois disso, o próximo passo do crivo é o comitê de seleção em uma das unidades da ACE, e aí é só mandar bem no pitch .
Tendo causado boa impressão entre a plateia (equipe ACE e alguns investidores), uma análise mais profunda é efetuada como requisito final de sua aprovação. Boa sorte!
ACELERA CIMATEC
Segundo informa a aceleradora em seu site, “Criada em 2012, a ACELERA CIMATEC tem o objetivo de estimular a cultura empreendedora e impulsionar a competitividade das empresas baianas, por meio da promoção da inovação e da transferência tecnológica. Desde então, startups de diversas partes do país têm buscado desenvolver seus projetos com o suporte do SENAI CIMATEC.
Em 2014 a ACELERA CIMATEC se tornou a primeira aceleradora baiana credenciada pelo Programa Start-up Brasil, iniciativa do Governo Federal, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Além disso, a ACELERA CIMATEC também vêm se dedicando a educação empreendedora atuando com eventos inspiracionais, cursos de extensão e MBA lato sensu.”.
BAITA
Para inscrever seu projeto na BAITA basta preencher um formulário em seu site, à exemplo da ACE e de muitas outras aqui mencionadas.
A BAITA apoia startups atuantes nas áreas de software, hardware, IoT, robótica, biotec em verticais como Agro, EdTec, FinTec, Energia, BioTec, Gas&Óleo, Life Sciences, Telecom e outras de base tecnológica.
Podem se inscrever tanto de equipes que estejam na fase de prototipagem quanto aquelas que já tenham feito as primeiras vendas.
CEASAR LABS
A CESAR LABS, sediada em Recife/PE, busca estimular empreendimentos com tecnologia avançada através do suporte de metodologias de criação de organizações exponenciais, infraestrutura de coworking e laboratórios, networking com o mercado e capital semente.
A participação do CESAR LABS no empreendimento varia de acordo com o estágio do seu negócio, iniciando-se com 15%, segundo pudemos depreender as informações de seu site.
DARWIN STARTER
A chamada da DARWIN STARTER em seu belo site é a mais objetiva possível: “investimos R$170k em troca de 12% da sua startup (podendo variar entre 10% e 20% de acordo com maturidade e performance do negócio)”.
Procuram investir em empresas de bigdata, fintech, insurance, TI e telecom, oferecendo acesso a centenas de especialistas e milhares de clientes, além de cloud service, CRM’s, ferramentas de marketing, consultoria jurídica, dentre outros benefícios.
DESAFIO RTM
O programa da Desafio RTM, criado pela Conecta RTM, tem duração de nove meses e possui quatro fases: sendo um mês de inscrição; dois meses de seleção; três meses de desenvolvimento e adequação da solução; e três meses de experimentação e captação de resultados.
Podem se inscrever no programa startups envolvidas com as seguintes atividades: fintech, telecomunicações, tecnologia da informação e conectividade.
Os benefícios oferecidos são: acesso aos mais de 500 clientes da RTM em 19 Estados brasileiros; trabalhar com demandas reais de bancos, corretoras, distribuidoras, assets etc.; mentoria com executivos e líderes das unidades de negócio da RTM; e contar com a possibilidade de ter a RTM como parceira ou investidora estratégica.
DESAFIO DE NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL
O Desafio de Negócios de Impacto Social é uma iniciativa inédita correalizada pela CAIXA e Artemisia, por meio do apoio do Fundo Socioambiental CAIXA, e tem como objetivo potencializar uma nova geração de soluções/negócios que promovam a inclusão financeira e que atendam às necessidades da população de menor renda no Brasil.
Busca-se com ele empreendedores que queiram impulsionar suas soluções com a colaboração da Artemisia e CAIXA em dois eixos: soluções financeiras e serviços financeiros.
As soluções mais inovadoras e com mais potencial de impacto social receberão mentoria das duas organizações, além de apoio financeiro para validação de suas soluções por meio da realização de pilotos com o público-alvo do programa
FABRIQ
O programa de aceleração FabriQ (Manaus/AM) coloca à prova ideias que se tornarão modelos de negócios que devem ser validados em todos os momentos de sua implantação. A validação, deve comprovar o modelo de monetização e diferencial de negócio em atuação em determinado mercado.
A Aceleradora promove um ambiente colaborativo entre as startups aceleradas e a comunidade empreendedora. Conta com um banco de mentores com experiência e conhecimento em áreas especificas e diversas especialidades.
Em um tempo reduzido, onde as startups passam por capacitação, validação e implementação, busca lançar o produto no mercado e provar o modelo de negócio. A próxima etapa é ganhar projeção e ter acesso a investidores para que isso seja feito em maior escala e menor tempo.
RIO
O Fintech.Rio foca em startups voltadas para inovação dos serviços financeiros. Seu objetivo é mapear startups existentes no mercado que busquem como clientes instituições financeiras e seus clientes. Buscando soluções para aumentar produtividade, diminuir custos, melhorar processos e atrair mais clientes e negócios para instituições financeiras e seus clientes.
O benefícios oferecidos pelo programa são: acesso gratuito ao coworking; U$1 Milhão em Perks no F6s; cartão de crédito empresarial internacional; visibilidade para mídia e acesso a investidores.
FUMSOFT
A Fumsoft é uma instituição científica e tecnológica sem fins lucrativos que atua, desde 1992, na indução do desenvolvimento da cadeia produtiva de Tecnologia da Informação (TI) em Minas Gerais. Como uma associação empresarial, a entidade desenvolve programas nas áreas de Empreendedorismo (Aceleração de Startups), Qualidade, Internacionalização e Inovação.
A Fumsoft divulga periodicamente editais para selecionar novos projetos e empresas para os programas de empreendedorismo.
INOVABRA
Programa de inovação aberta do Banco BRADESCO que busca novos modelos de negócios aplicáveis ou adaptáveis aos produtos e serviços financeiros.
Com duração de 20 meses, compreende as seguintes etapas: 45 dias para inscrição; 2 meses para o processo seletivo; e 6 meses para o desenvolvimento do MVP e captura dos resultados da experimentação.
O grande motivador é: ao final o BRADESCO pode comprá-la e utilizá-la ou ser um investidor estratégico da startup.
ORACLE STARTUP CLOUD ACCELERATOR
O programa é personalizado, sendo que cada startup e ecossistema são exclusivos. O programa de São Paulo funciona em toda a comunidade de startup e proporciona benefícios como (ao invés de dar investimentos): créditos gratuitos no Oracle Cloud; orientação e aconselhamento de nível internacional; tecnologia de última geração; espaço para coworking; acesso aos clientes e parceiros da oracle; acesso aos investidores.
OUTSOURSING BRAZIL
A OBr (Outsource Brazil) é focada em internacionalização e aceleração de empresas e startups de base tecnológica, com uma conexão especial com o Vale do Silício nos últimos 20 anos.
Empreendedorismo e desenvolvimento de negócios são seus pilares. Ao longo desses anos, adquiriu enorme experiência ajudando projetos, startups e empresas consolidadas amadurecerem e terem sucesso no mercado.
OXIGÊNIO ACELERADORA
A Oxigênio Aceleradora é a aceleradora de startups criada pela Porto Seguro, que conta com a parceria da Plug and Play Tech Center, uma das maiores aceleradoras do Vale do Silício.
A startups selecionadas pelo programa recebem investimento direto de US$ 50.000,00 por 10% de participação e são aceleradas por três meses no Centro de Inovação da Oxigênio, em São Paulo, e três meses na sede da Plug and Play, no Vale do Silício.
RADAR SANTANDER
Tendo como parceira do programa a Endeavor Brasil, o Radar Santander visa empresas que já apresentam alto crescimento (scale-ups) e modelo de negócios inovador e comprovado pelo mercado.
O programa oferece networking para fintechs, acesso à sua rede de clientes e sua base de parceiros nacionais e internacionais, além de mentoria.
STARTUP FARM
A Startup Farm é a mais experiente aceleradora da América Latina, cujo programa Ahead é patrocinado por empresas como Visa e IBM.
Reúne mais de 250 startups em seu portfólio, com valor agregado superior a R$ 3,3 bilhões. Já captou mais de US$ 100 milhões de investimentos, por meio da Farm Venture Capital, área responsável pelo acompanhamento e investimentos das startups.
Para fazer parte do portfólio, os empreendedores devem se inscrever nos programas de aceleração que oferecem acesso a uma ampla rede de mentores e investidores.
TRACK
O Track é um programa da Visa do Brasil em parceria com a GSVlabs, representada no Brasil pela Kyvo, para a seleção e investimentos em startups fintech no país.
Os três primeiros meses serão dedicados a aceleração das startups pré-selecionadas. Essa fase será dividida entre São Paulo e o Vale do Silício, com uma rotina diária de mentoria e sessões com investidores. A partir daí as startups serão incubadas por 3 meses no espaço exclusivo montado em São Paulo pela Kyvo e GSVLabs para o Visa Track.
TECHMALL
A Techmall é uma aceleradora credenciada pelo Startup Brasil e associada à ABRAII – Associação Brasileira de Empresas Aceleradoras de Inovação.
O programa de aceleração da TECHMALL, que leva de 6 meses a um ano, oferece metodologia, infraestrutura, investimento, conexões, mentorias e workshops, eventos, benefícios de parceiros e orientação no processo de vendas.
UP INNOVATION LAB
Criado pela Accenture no Brasil, o UP Innovation Lab aproxima startups que já têm seus produtos validados com grandes empresas do País. Podem participar do projeto startups com soluções aplicáveis aos seguintes mercados: bancos; seguradoras; bens de consumo; e varejo.
O programa, que está em sua segunda edição, tem duração de cinco meses e selecionará 10 startups. A iniciativa não visa o lucro e baseia-se em sua experiência no Fintech Innovation Lab – referência mundial em programas de aceleração, realizado em Nova York, Londres, Hong Kong e Dublin, desde 2010.
VENTIUR
A VENTIUR, de São Leopoldo/RS, foi criada no início de 2013, a partir de uma iniciativa da Venti Inteligência em Projetos, empresa que, desde 2009, desenvolve projetos de consultoria, principalmente em temas relacionados à inovação, gestão estratégica, planos e modelos de negócio, internacionalização e captação de recursos.
Dentre os diversos projetos desenvolvidos pela Venti nos últimos anos cabem destaque a captação de mais de R$ 10 milhões em recursos não reembolsáveis (subvenção) e financiamento em linhas de fomento (Prosoft/BNDES, Finep, Fapergs, CNPq); elaboração de Plano de Negócios para diversos negócios inovadores, como o de Indústria de Células Solares e Módulos Fotovoltaicos e projetos de desenvolvimento setorial nas áreas de TI, eletroeletrônico, metalmecânico e petróleo, gás & energia.
WAVE
O programa de aceleração da WAVE oferece, segundo anuncia em seu site, permite à startup: contribuir para a cultura de inovação do mercado; ter um programa de inovação continuada; ideias poderão ser testadas e validadas com baixo investimento; ROI em 4 a 7 anos podendo multiplicar seus investimentos; proporcionar programas de educação e workshops.
Seu programa compreende 5 etapas: diagnóstico, seleção de ideias, bootcamp, aceleração e demo day.
WAYRA
Sendo o programa de aceleração da Telefonica Open Future, no Wayra se investe até US$ 50 mil em startups Fintechs, oferecendo a elas uma cesta de serviços avaliada em cerca de US$ 70 mil.
Além disso, e no que parece ser mais importante, o acesso ao Grupo Telefonica é concedido, nacional e internacionalmente, para o qual pode ser disponibilizado para venda as soluções desenvolvidas.
WOW
A WOW, sediada em Porto Alegre/RS, é uma das primeiras aceleradoras de startups da região sul do Brasil e conta com o apoio de mais de 90 investidores que proporcionam para as startups aceleradas um amplo networking e experiência em diversos setores da economia.
Sem fins lucrativos, a WOW não está associada a nenhuma instituição de ensino ou pesquisa. Sua missão é ser uma peça importante no ecossistema de apoio ao empreendedorismo, conectando todos atores de forma totalmente transparente, apoiada por um programa de aceleração focado em criar negócios de sucesso.