Como escolher o melhor software médico para a clínica?

Como escolher o melhor software médico para a clínica?

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Em primeiro lugar, é necessário fazer uma pesquisa minuciosa para encontrar o software médico que melhor se encaixe em atender todas as necessidades do dia a dia da clínica médica a fim de extrair o máximo do potencial de crescimento que ela pode vir a ter mensalmente.

Ao mesmo tempo é importante que o software ofereça agilidade, facilidade de uso, segurança de todos os dados sensíveis e otimização do tempo. Diante disso, já podemos assegurar tranquilamente que um dos maiores erros que clínicas cometem ao contratar um software para acelerar os resultados é não fazer a análise corretamente e considerar em primeiro caso somente o valor do investimento. 

Para quem é marinheiro de primeira viagem pode até parecer difícil, devido a enorme quantidade de softwares disponibilizados no mercado da saúde, mas com as dicas que separamos aqui, vai ser mais fácil do que parece. Afinal, antes de qualquer decisão é preciso avaliar funcionalidades específicas que um software deve ter. Só assim você vai ter a certeza que está no caminho certo de colocar o seu negócio da saúde rumo ao sucesso. Acompanhe o artigo abaixo:

 

Como escolher um software médico de gestão?

O primeiro ponto que o gestor deve se atentar é saber qual área ou áreas da clínica precisam ser automatizadas. Antes de mais nada, é preciso reforçar que o mundo é híbrido. Nenhuma tecnologia surge para substituir o ser humano e sim, como aliada para otimizar o tempo. Pois só assim o profissional consegue pensar em tomadas de decisões importantes e de forma tranquila.

Então por exemplo, softwares com prontuários eletrônicos personalizáveis, proporcionam que os médicos configurem e organizem do modo que preferirem, o que agiliza o atendimento, sobra mais tempo para o cuidado com o paciente e se livra do risco de ter um monte de documentos físicos que são sigilosos espalhados pelo escritório, pois todo o armazenamento é realizado em nuvem.

A agenda médica é outro atributo que facilita principalmente a rotina da recepcionista, onde ela consegue ter o controle e a visão centralizados em um único lugar. É bom avaliar se o software oferece recursos remotos como uma plataforma de telemedicina que permita ao médico realizar as suas consultas para além das barreiras geográficas.

 

Por que o software ajuda na gestão da clínica?

Manter todos os dados da clínica organizados em um ambiente online que automatiza os processos com inteligência artificial  é vital para que ela acelere o crescimento e continue competitiva no mercado. Até porque, com a tecnologia evoluindo constantemente na área da saúde e os concorrentes aderindo às novas soluções para suprir as necessidades do negócio da saúde, é lógico que o profissional que não se abrir a este conceito vai ficar atrás na corrida de deixar a clínica sempre lotada de pacientes.

 

Qual o melhor sistema para consultório?

Chegamos na parte de guiar os profissionais da saúde na escolha de um bom sistema para consultório. Então muita atenção nos principais atributos que vamos apresentar. Confira abaixo:

 

Agendamento Online

Se o gestor deseja diminuir a taxa de faltas dos pacientes na clínica, desafogar a recepcionista e, ao mesmo tempo, proporcionar maior independência para os pacientes, o agendamento online com certeza supre essas dores. Alguns softwares do mercado oferecem essa integração no site das clínicas, onde o paciente tem a liberdade de em poucos cliques escolher o médico e o horário que deseja ser atendido. Além disso, há a possibilidade de adiantar o pagamento da consulta assim que finalizar o agendamento.

A integração é fácil de ser realizada e a clínica ainda pode optar pela API, isto é, o agendamento online do software se personaliza com o layout que o site da clínica já tem. Outro ponto que citamos ao apresentar este tópico é o fato de o agendamento online ser um dos responsáveis por desafogar a recepcionista. Como muitos pacientes vão preferir agendar através da integração, a recepcionista não precisa ficar o tempo todo ao telefone, o que confere mais tempo para voltar a atenção no atendimento e cuidados com o bem estar dos pacientes na sala da recepção.

 

Agenda Inteligente

Imagina ter todos os agendamentos da clínica anotados em agendas físicas ou simplesmente em papéis? Agora imagina a bagunça e desorganização que ficam esses documentos? E se dois agendamentos diferentes conflitarem no mesmo horário por engano? Esses são alguns dos vários problemas que o gestor da clínica se depara quando opta por administrar através do modo tradicional.

Com a ajuda da tecnologia, possíveis erros podem ser evitados, além de possibilitar que os médicos tenham acesso às mesmas informações dos pacientes que as recepcionistas têm, o que se torna fundamental para a evolução dos processos das clínicas ou consultórios médicos.

 

Segurança das informações

Se é um quesito que o profissional da saúde não deve deixar passar na hora de contratar um sistema para consultório é a segurança. Ainda mais com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em vigor, onde as multas por vazamentos de dados sigilosos podem chegar até R $500,000,00. Existem sistemas que adequam clínicas à LGPD. Além de garantirem selos de certificação em criptografia de dados e autenticação dos usuários através de login e senha. Outro ponto é ver qual servidor o sistema tem e se é realmente confiável.

 

Prontuário Eletrônico do Paciente

Se o médico deseja maior flexibilidade para acessar as informações dos pacientes de qualquer lugar que esteja e com diferentes dispositivos, então o prontuário eletrônico é um ponto a ser priorizado também. É um modelo digital onde todas as informações importantes dos pacientes são armazenadas em segurança, atualizadas em tempo real em que as evoluções dos quadros clínicos podem ser registradas facilmente.

Portanto, o profissional da saúde se vê diante de um cenário que oferece zero riscos de perda de informações. Todas ficam seguras e devidamente armazenadas na nuvem e os dados podem ser acessados de qualquer lugar somente se o usuário for detentor do login e senha estimados diretamente para ele.

 

Aqui vai uma dica de um sistema para clínica

Se você chegou até aqui, garanto que já está bem informado sobre o que priorizar na hora de escolher o sistema para clínica responsável em deixar o seu negócio da saúde mais produtivo. Mas não custa nada já adiantar e passar uma dica de sistema, o Shosp é um sistema que tem todos estes recursos pontuados ao longo do artigo além de oferecer muitos outros detalhes de muita importância para o sucesso da clínica, como o marketing médico, por exemplo. Além do agendamento online ser um importante atributo para atração de pacientes, o módulo de marketing médico influencia diretamente no trabalho de fidelização e acolhimento dos seus pacientes. Nele você pode trabalhar mensagens personalizadas de aniversário, campanhas promocionais da clínica e até proporcionar o direito dos pacientes opinarem sobre a experiência que tiveram no pós-atendimento. Mas para saber outros detalhes, vale dar uma conferida no site: www.shosp.com.br, que um dos especialistas em gestão vai ter o prazer de esclarecer mais dúvidas.

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Fernanda Almeida Barcelos de Linhares

Jornalista e Publicitária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), pós-graduada em Marketing e Design Digital pela ESPM-rio e Analista de Marketing do Shosp, Software de gestão para clínicas e consultórios

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