Abertura de empresa: detalhes que não podem ficar de lado
Saiba que a abertura de empresa implica na realização de muitos procedimentos, mas existem alguns detalhes que não podem ficar de lado. Pois, são etapas essenciais que interferem no funcionamento da empresa em toda a sua existência.
Tendo isso em vista, a Contjet escreveu esse artigo com o intuito de explicar o processo de abertura de uma empresa, enfatizando todos os detalhes que não podem ser esquecidos. Em seguida, veja quais são esses detalhes e um esclarecimento sobre cada um deles.
1. Elaboração do contrato social
Muitos empreendedores, ansiosos para dar 25, esquecem do contrato social e acabam improvisando para a abertura de empresa. De fato, isso atende uma necessidade momentânea, mas gera um problema sério para o futuro da empresa.
Isso porque o contrato social é um documento legal, que contém as diretrizes para o funcionamento da empresa. Assim como os dados sobre capital social e a relação entre os sócios. Inclusive, os aspectos sobre a participação deles na gestão da empresa.
2. Análise do regime tributário mais adequado
Mesmo tendo o prazo de definir o regime tributário até o início do ano seguinte, é preciso ter em vista que este regime interfere nos impostos a serem recolhidos pela empresa. Por isso, não pode ser adiado e requer uma análise criteriosa para identificar a melhor opção.
Pois, a empresa tem como alternativas o regime tributário do Simples Nacional, do Lucro Presumido e do Lucro Real. Sendo que cada um desses regimes possui critérios e características específicas, que impactam de diferentes formas na tributação da empresa.
3. Obtenção das licenças e alvarás de funcionamento
Embora a abertura de empresa seja mais rápida de forma online, ainda exige diversos tipos de registros, licenças e alvarás de funcionamento dependendo do tipo de negócio. Por isso, deixar para providenciar na última hora implica em atrasar o início das operações.
Isso porque uma empresa não pode entrar em operação antes de ter recebido esses documentos, de acordo com a demanda do seu negócio. Por exemplo:
- Alvará de Funcionamento junto a prefeitura municipal;
- Alvará do Corpo de Bombeiros;
- Licença Ambiental;
- Licença Sanitária;
- Certidão de viabilidade e zoneamento do local.
4. Desenvolve um plano de negócio
Certamente, esse é um ponto que não pode ser esquecido, pois o sucesso de um empreendimento depende do estudo prévio para avaliar a sua viabilidade. De fato, muitos empreendedores começam sem esse plano e acabam fechando as portas em pouco tempo.
Com este plano de negócio para abertura de empresa, o empreendedor desenvolve um estudo detalhado sobre os seguintes aspectos:
- Mercado;
- Público-alvo;
- Concorrentes;
- Fornecedores;
- Investimento inicial;
- Estimativa de custos e despesas;
- Previsão de faturamento.
Desse modo, consegue ter uma ideia mais precisa sobre o negócio e, principalmente, a viabilidade econômico-financeira para a sua implementação.
5. Contratação de uma empresa especializada em Contabilidade
Saiba que a maioria dos empreendedores que passam pela abertura de empresa, esquecem de contratar os serviços de contabilidade de uma empresa especializada. Sem dúvida, isso acaba gerando um problema sério para o futuro da empresa.
Isso porque todas as empresas são obrigadas a atender as exigências legais, principalmente em relação ao recolhimento dos impostos e taxas. Logo, necessitam de serviços de contabilidade para cuidar de toda essa parte e dos registros contábeis.
Portanto, para a abertura de empresa é preciso ter muita atenção e não deixar de fora pontos que são essenciais para o negócio, bem como para o início das atividades.
Se gostou desse artigo, acesse o site da Contjet e veja o que mais temos a oferecer para a sua empresa.