Contabilidade para advogados: quando é a hora de contratar uma?
Saiba que a contabilidade para advogados, além de oferecer inúmeras vantagens, é de fundamental importância para liberar o profissional para se dedicar ao seu core business. Além de garantir que as rotinas contábeis e financeiras sejam executadas com expertise.
Por isso, a Contjet preparou esse artigo para esclarecer quais os serviços que a contabilidade presta para advogados e escritórios de advocacia. Além de explicar quando é o melhor momento para contratar esse serviço especializado para o seu negócio.
Por que contratar os serviços de contabilidade para advogados?
Certamente, a rotina de trabalho de um advogado é extremamente desgastante e lida diariamente com diversas demandas distintas. Além disso, é comum ter de lidar com o atendimento aos clientes, a preparação para audiências e processos jurídicos.
Isso sem falar na necessidade de estar acompanhando as mudanças na legislação brasileira, que são muito frequentes e requerem constante atualização. Nesse sentido, a contabilidade para advogados cresce de importância para a prática da advocacia.
Existem inúmeras questões que envolvem conhecimentos específicos da área contábil e financeira, que não fazem parte do âmbito jurídico. Assim sendo, para o advogado se ocupar destas rotinas terá de reduzir o tempo gasto com as suas atividades principais.
O que não é interessante, pois o sucesso de um negócio depende do foco da gestão na atividade principal, ou seja, no core business. Por isso, os gestores de vários segmentos estão delegando algumas atividades para empresas especializadas na área.
Quais os serviços oferecidos pela contabilidade para advogados?
De uma maneira simples, desde a abertura do Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas (CNPJ), a contabilidade para advogados é essencial para que as decisões sejam assertivas. Isso porque envolve inúmeros aspectos decisivos para o sucesso do negócio.
Certamente, são decisões que interferem diretamente na carga tributária do advogado ou do escritório de advocacia e na lucratividade do negócio. Pois, estão relacionadas com o regime tributário, a natureza jurídica, o capital social, dentre outras.
Isso sem falar em todas as atividades burocráticas, que exigem tempo e conhecimentos específicos para serem realizadas. Por exemplo:
- Escrituração Contábil e Fiscal;
- Cálculo da Folha de Pagamento dos funcionários;
- Apuração dos impostos e recolhimento nos prazos;
- Emissão de balancetes;
- Demonstrativos Contábeis.
Além de todas essas atividades, esse tipo de serviço oferece soluções de assessoria especializada, essenciais para o sucesso do empreendimento. Veja a seguir os mais importantes para um advogado ou escritório de advocacia.
1.º – Planejamento tributário
O objetivo do planejamento tributário é aplicar um conjunto de estratégias para reduzir a carga tributária para o advogado ou escritório de advocacia. De fato, é uma avaliação criteriosa dos tributos e impostos do negócio.
Desse modo, é interessante destacar que é uma forma legal de reduzir custos e deve necessariamente ser realizada por uma assessoria de contabilidade para advogados.
2.º – Controle de Fluxo de Caixa
Saiba que o fluxo de caixa é uma das principais ferramentas para implementar o controle financeiro do negócio. Pois, permite acompanhar toda a movimentação de entrada e saída de recursos da empresa e projetar a necessidade de capital de giro.
Desse modo, assegurar a saúde financeira do negócio e permite o planejamento de investimentos e expansão do negócio.
Portanto, os serviços especializados de contabilidade para advogados é uma forma assertiva de gerenciar as atividades do profissional ou do escritório de advocacia. Isso porque facilita as questões burocráticas e cuida da gestão contábil e financeira.
Se gostou desse artigo, acesse o site da Contjet e veja o que mais temos a oferecer para a sua empresa.