Quais são os prejuízos se uma empresa não pagar as dívidas?
Saiba que se uma empresa não pagar as dívidas e, principalmente, aquelas relacionadas com o recolhimento de impostos, fica sujeita a um prejuízo muito maior pela inadimplência. Pois, o não pagamento implica em encargos e outras penalidades.
Por isso, a Contjet escreveu esse artigo para esclarecer os prejuízos decorrentes do não pagamento das dívidas. Além de mostrar os riscos a que a empresa fica sujeita. Em seguida, veja as consequências do não pagamento das dívidas para o negócio:
1. Inscrição da empresa na Dívida Ativa
Certamente, para qualquer negócio é extremamente prejudicial ter o seu CNPJ inscrito na Dívida Ativa, ou seja, no Cadastro de Inadimplentes (CADIN). De fato, trata-se de um cadastro de empresas ou pessoas com débitos em aberto com a Receita Federal.
Se uma empresa não pagar as dívidas e for inscrita na Dívida Ativa terá de lidar com as seguintes consequências da sua inadimplência:
- Não recebimento de incentivos fiscais e financeiros;
- Inclusão em outros órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa;
- Pagamento de multas e juros;
- Limite no acesso ao crédito.
2. Arcar com a cobrança de multas e juros
Certamente, ter de arcar com a cobrança de multas e juros é uma das primeiras consequências se uma empresa não pagar as dívidas. Nesse sentido, o valor das multas e juros variam conforme cada tipo de imposto, pois cada um tem um cálculo diferenciado.
Normalmente, a multa por atraso é de 0,33% a cada dia de atraso no pagamento, podendo chegar ao limite de 20%. Já os juros de mora são calculados com base na taxa Selic + 1%, que são cobrados a partir do mês seguinte ao vencimento.
3. Risco de bloqueio de bens e responsabilização do fisco
Certamente, para que o fisco não fique lesado se uma empresa não pagar as dívidas pode ocorrer o bloqueio dos bens. De fato, esse é sério risco que a empresa fica sujeita ao ficar em débito com a Receita.
Não apenas isso, mas a empresa pode ser acusada de sonegação fiscal pela Receita Federal. Se isso acontecer, os responsáveis envolvidos no pagamento de tributos vão responder a uma ação promovida pela Receita.
Se acaso ficar comprovado que a empresa, de alguma forma, praticou um ato de sonegação de impostos, a situação fica mais complicada ainda. Pois, os sócios e diretores podem ser responsabilizados gravemente pelo fisco.
4. Limitação para obter empréstimos ou linhas de crédito
Certamente, essa é uma das consequências graves se uma empresa não pagar as dívidas. Visto que terá dificuldades para levantar recursos financeiros para saldar os seus compromissos em atraso.
Além disso, se conseguir algum tipo de empréstimo de recursos terá de arcar com taxa de juros e prazos de pagamento pouco atraentes. Sem dúvida, isso acaba tornando a situação financeira da empresa ainda mais insustentável.
5. Não pode participar de licitações públicas
Dependendo do tipo de negócio da empresa, participar de licitações públicas é essencial para desenvolver as suas atividades e conquistar mais clientes. Assim, estar em débito com o fisco afeta diretamente a continuidade da empresa.
Portanto, se uma empresa não pagar as dívidas têm de lidar com uma situação financeira extremamente complicada. Além de sofrer inúmeras restrições que afetam a sobrevivência do seu negócio.
Se gostou desse artigo, acesse o site da Contjet e veja o que mais temos a oferecer para a sua empresa.