Quais as diferenças entre Dropshipping e E-commerce?
Saiba que Dropshipping e E-commerce são os dois tipos de negócios mais usados no ambiente online. Visto que são modelos digitais que oferecem diversos produtos aos clientes com facilidade de acesso e preços acessíveis.
Para conhecer as diferenças entre esses dois modelos de negócios online, continue lendo esse artigo para entender como funciona cada uma dessas plataformas. Assim como as suas vantagens e desvantagens para as vendas online.
Como funciona o Dropshipping e E-commerce?
Para conhecer a diferença entre Dropshipping e E-commerce, é importante entender como funciona cada uma dessas duas plataformas de negócios online. Veja a seguir:
Dropshipping
O dropshipping é uma modalidade nova de e-commerce, onde a responsabilidade da entrega dos produtos é do fornecedor da mercadoria. Assim, o vendedor realiza as vendas usando o estoque do fornecedor, sendo dispensado de manter um estoque em sua loja.
Nesse sentido, o lojista é apenas um intermediador da venda, tendo a responsabilidade de oferecer o produto e efetuar a divulgação. Por esse serviço, ele recebe uma comissão em cada venda efetuada por seu intermédio.
E-commerce
O e-commerce é uma modalidade de comércio eletrônico, que envolve desde lojas online, aplicativos de compra e venda até delivery de comidas. Desse modo, todo o processo de escolha do produto, realização da compra e pagamento é feito de forma online.
Por isso, o marketing digital é uma ferramenta de importância estratégica nesse tipo de negócio. Pois, para efetuar vendas online, além de ter selecionado os fornecedores, o vendedor deve desenvolver estratégias para atrair o cliente e promover a sua loja online.
O que diferencia Dropshipping e E-commerce?
De uma maneira simples, a principal diferença entre Dropshipping e E-commerce consiste na forma de venda e entrega dos produtos. Isso porque no e-commerce, o lojista tem a responsabilidade sobre todo o processo de venda e entrega.
Já no dropshipping, a responsabilidade do lojista é apenas para com a venda, já que a entrega é de responsabilidade do fornecedor dos produtos. De fato, isso significa que nesse tipo de negócio online o lojista não se preocupa em manter um estoque físico.
Para ficar mais clara a diferença entre essas duas modalidades de comércio eletrônico, veja a seguir um comparativo entre elas:
E-commerce | Dropshipping |
Alto Investimento com retorno mais demorado | Baixo investimento com retorno mais rápido |
Vendedor tem maior autonomia e conhece a qualidade do produto | Vendedor não tem contato com a mercadoria e não conhece a qualidade |
Mantém o controle sobre estoques e entregas | Não tem custos com entrega e manutenção de estoques, diminuindo necessidade de espaço físico |
Demanda mais tempo para gestão do negócio | Tem mais tempo para as estratégias de marketing para atrair clientes e promover a loja online |
Portanto, apesar de o Dropshipping e E-commerce serem modalidades parecidas, contam possuem diferenças relacionadas com a forma de venda e entrega dos produtos. Sem dúvida, nas duas modalidades existem vantagens e desvantagens.
Certamente, muitos fatores influenciam para a escolha de uma ou outra modalidade, como, por exemplo, os recursos disponíveis para investimentos. Além disso, a possibilidade de contar com fornecedores parceiros para assegurar o bom funcionamento do negócio.
Se gostou desse artigo, acesse o site da Contjet e veja o que mais temos a oferecer para a sua empresa.