Como surgiu a LGPD e como aplicar no seu negócio?
Como surgiu a LGPD: Contexto histórico e fundamentos
Num contexto de crescente preocupação com a proteção de dados pessoais, foi como surgiu a LGPD. A necessidade de regulamentação da proteção de dados pessoais por empresas e organizações foi evidenciada por diversos escândalos, como o caso Cambridge Analytic.
A LGPD segue a tendência da União Europeia, que criou a GDPR em 2016, e estabelece princípios para o tratamento de dados pessoais, visando garantir a privacidade e segurança desses dados, além de incentivar boas práticas no tratamento de dados pelas empresas.
Aplicações e consequências do não cumprimento
A LGPD regula a coleta, uso, compartilhamento e armazenamento de dados pessoais, além de garantir direitos aos titulares dos dados. As empresas que não cumprirem as disposições da LGPD estão sujeitas a sanções e multas que podem chegar a 2% do faturamento da empresa. Portanto, é essencial que as empresas e organizações se adequem e adotem medidas para proteger os dados pessoais de seus clientes e usuários, dadas as motivações de como surgiu a LGPD, ainda que em alguns casos seja necessária a consultoria de um empresa ou contador especializado para esta adequação.
Quais são os benefícios e como isso surgiu nos negócios?
Da necessidade de proteger os dados pessoais dos cidadãos brasileiros, foi como surgiu a LGPD. A adoção da lei traz benefícios significativos para as empresas, como aumento da confiança dos clientes, maior eficiência na gestão de dados, redução de riscos e custos, maior competitividade e possibilidade de novos negócios.
Por fim, a LGPD pode abrir novas oportunidades de negócios para empresas que oferecem soluções de proteção e gestão de dados pessoais, permitindo que as empresas se destaquem pela proteção da privacidade e segurança dos dados e tenham uma vantagem competitiva em relação a empresas que não adotam boas práticas de tratamento de dados. Dessa forma, seguir os fundamentos da LGPD, entre outros detalhes, são de extrema importância para abertura e permanência de um negócio no mercado.
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