Como melhorar a rentabilidade da indústria de alimentos?
A indústria de alimentos no Brasil enfrenta desafios significativos devido aos aumentos nos custos de produção e do combustível necessário para transporte. Além disso, a limitação da renda da população devido à recente alta inflação também impactou significativamente o custo de produção dos alimentos nos últimos anos.
Diante desse cenário, podem existir muitas dúvidas sobre como impulsionar resultados e otimizar a produção. Leia este artigo para entender como fazer.
Desafios da indústria de alimentos no Brasil
A indústria alimentícia no Brasil enfrenta diversos desafios, especialmente no que diz respeito aos custos de matérias-primas, energia e embalagens. Com o diesel subindo cerca de 25% e, o gás natural, 30%, o custo de aquisição das embalagens também aumentou em torno de 30%.
Esses aumentos resultaram no acréscimo de 15% no custo industrial de produção de alimentos, acima da inflação acumulada no ano do grupo de alimentos e bebidas do IPCA-IBGE, que foi de 12,0%. Além disso, a inflação foi responsável por uma baixa na renda da população, o que impacta o custo de produção de alimentos.
Portanto, para superar esses desafios, é fundamental que a indústria alimentícia esteja alinhada com o novo perfil do consumidor, que hoje é mais informado e exigente e preocupado com a sustentabilidade.
Assim, demonstrar respeito ao consumidor, com campanhas claras e uma produção sustentável é essencial para consolidar uma imagem de autoridade no setor.
Pesquisa e marketing para a indústria de alimentos
Investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e em marketing digital estão entre as prioridades da indústria alimentícia no Brasil neste ano. Com a crescente demanda por alimentos mais saudáveis, as empresas estão investindo cada vez mais em P&D para desenvolver produtos com nutrientes que promovam a saúde, como:
- aqueles que beneficiam a saúde dos olhos e dos ossos
- aqueles que reduzem o colesterol
- aqueles que fortalecem a memória
É necessário também investir em marketing digital para ganhar visibilidade e alcançar o público-alvo. Afinal, isso permite uma comunicação personalizada e integrada, baseada em um profundo conhecimento do público e da concorrência. Por isso, uma análise de mercado detalhada é fundamental para elaborar um planejamento estratégico customizado, que atenda às necessidades e expectativas dos consumidores.
Estratégias para impulsionar a indústria de alimentos
Além do investimento em pesquisa e marketing, há outras estratégias para aumentar a eficiência na produção de alimentos, confira algumas abaixo:
Planejamento da produção e estoque
Um planejamento rigoroso evita falhas nos processos. Por isso, é essencial calcular a quantidade correta de insumos e utilizar sistemas informatizados para auxiliar nesse controle, evitando desperdícios.
Padronização dos processos
Documentar e treinar a equipe para seguir os processos de produção de forma eficiente garante a qualidade do produto. Além disso, é importante pensar na logística, para tornar o fluxo de trabalho mais eficiente e evitar a contaminação dos alimentos.
Manutenção das máquinas
Equipamentos com defeito podem levar a perdas de qualidade, aumentar os custos de produção e gerar ociosidade. É importante realizar manutenções preventivas e corretivas para garantir o funcionamento adequado dos equipamentos.
Transporte adequado
Problemas como falta de armazenamento adequado e má regulagem da temperatura podem levar ao desperdício.
Investimento em novas tecnologias
Substituir maquinários antigos por novas tecnologias e adotar softwares de gestão pode ajudar a melhorar a eficiência da produção e reduzir desperdícios. Por isso, invista na capacitação da equipe para utilizar essas tecnologias de forma eficaz.
Quer uma consultoria estratégica para seu negócio nesse segmento? Fale com a Contjet!