Assessoria trabalhista: entenda tudo sobre este serviço
Com as constantes mudanças na legislação, a gestão de colaboradores se tornou uma tarefa que exige expertise, de forma que a assessoria trabalhista surge como um serviço essencial não só para garantir a conformidade com as leis, mas também para aproveitar as oportunidades trazidas por essas mudanças. Assim, atuando em conjunto com a empresa, essa assessoria oferece suporte técnico, jurídico e contábil, permitindo que a gestão administrativa se concentre no seu core business. Saiba mais sobre esse serviço e os benefícios de contar com profissionais capacitados.
O que é a assessoria trabalhista?
Diante das transformações na legislação trabalhista, a contratação e a manutenção de profissionais se tornam processos que demandam atenção qualificada. Afinal, com a Reforma Trabalhista de 2017, aspectos como direitos dos colaboradores, tributação e terceirização ganharam destaque, exigindo uma gestão capacitada.
Portanto, a assessoria trabalhista atua ao lado da empresa, oferecendo suporte técnico, jurídico e contábil, possibilitando que a gestão da empresa foque em seu core business. Especialmente para empresas de pequeno porte, que muitas vezes não têm recursos para manter um setor dedicado a essas questões, a assessoria trabalhista se torna ainda mais valiosa.
Quais as funções da assessoria trabalhista?
Uma assessoria trabalhista desempenha diversas funções essenciais para garantir a conformidade e a eficiência nas relações de trabalho de uma empresa. Ela tem início com a realização de um diagnóstico detalhado da situação da empresa, analisando aspectos como contratos, registros, folha de pagamento e banco de horas.
Assim, com base nesse diagnóstico, a assessoria identifica falhas e implementa correções, além de desenvolver um plano de ação para melhoria contínua. Também oferece suporte na defesa em processos trabalhistas e na aplicação correta da legislação vigente, reduzindo riscos e custos para a empresa.
Como a assessoria trabalhista beneficia seu negócio?
Existem vários bons motivos para contar com essa ajuda. Por exemplo:
Segurança jurídica
a diversidade de normas e sua constante atualização tornam o cumprimento das leis trabalhistas uma tarefa árdua, sujeita a riscos de multas e processos judiciais. Então, com profissionais especializados e familiarizados com a legislação, a assessoria oferece suporte na interpretação das normas, na elaboração de documentos e na orientação sobre procedimentos legais, garantindo que a empresa esteja em conformidade com a legislação.
Portanto, os assessores analisam as obrigações entre empregado e empregador, orientam o setor de recursos humanos e criam estratégias para resolver problemas, tudo em conformidade com a legislação.
Organização
Ao trabalhar em conjunto com o departamento de recursos humanos, a assessoria trabalhista pode promover a melhoria da produtividade dos colaboradores. Desse modo, cuida-se do gerenciamento de pessoas, identificando falhas no cotidiano dos funcionários e propondo soluções para aprimorar o funcionamento interno da empresa.
Redução de custos
Por fim, a assessoria trabalhista atua preventivamente para reduzir ou eliminar a possibilidade de demandas trabalhistas contra a empresa. Isso pode incluir a proposição de acordos entre empregadores e colaboradores, negociando valores e formas de pagamento. Portanto, ao estabelecer diálogo entre as partes, solucionar conflitos amigavelmente e aplicar o direito de maneira justa, a assessoria busca indicar caminhos seguros e vantajosos, evitando gastos desnecessários com despesas secundárias.
Quer profissionais capacitados para essa parceria com seu negócio? Fale com a Contjet!