Como os indicadores financeiros ajudam empresas de TI?
Os indicadores financeiros ajudam empresas de TI de diversas maneiras, principalmente para avaliar a performance organizacional e apoiar a tomada de decisão. De fato, o que é de extrema importância para o crescimento e expansão dos negócios.
Para conhecer os indicadores de desempenho para essa área, continue lendo esse artigo, escrito pela Contjet. Com o intuito de mostrar como os indicadores são ferramentas essenciais para mensurar a performance e ter uma gestão assertiva.
O que são indicadores financeiros?
Saiba que os indicadores financeiros fazem parte dos Key Performance Indicator (KPIs), ou seja, indicadores de desempenho ou indicadores de performance. De fato, são ferramentas de gestão para mensurar o desempenho da empresa.
Especificamente, os indicadores para a área de finanças são eficientes para mensurar e indicar a situação financeira do negócio. Por certo, as informações têm como base os relatórios contábeis e gerenciais, que são confiáveis e em tempo real.
Ao utilizar indicadores, os gestores têm subsídios para o processo de tomada de decisão estratégica, definindo com eficiência os rumos da empresa. Principalmente, tendo uma avaliação precisa dos riscos versus retorno para os investimentos do capital da empresa.
Por isso, os indicadores financeiros funcionam como ferramentas métricas, com dados quantitativos ou qualitativos envolvendo toda a gestão financeira da Empresa de TI.
Quais são os principais indicadores financeiros para empresas de TI?
Certamente, os indicadores financeiros para empresas de TI são inúmeros, que mostram o desempenho de diferentes aspectos da gestão financeira do negócio. Por isso, veja a seguir os principais indicadores para empresas de TI a seguir:
1.º – Margem Bruta
Certamente, este é um dos KPIs mais importantes, pois mostra o lucro bruto do negócio em valores percentuais. Desse modo, para fazer esse cálculo é necessário ter os dados de faturamento total e custo das mercadorias vendidas (CMV) ou do produto vendido (CPV).
Margem Bruta = Lucro Bruto / Faturamento * 100
Com o resultado desse cálculo, a empresa de TI identifica qual foi a sua eficiência em relação às vendas efetuadas.
2.º – EBITDA
A sigla EBITDA significa “Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization”, traduzindo para o português corresponde a “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”. Para calcular esse indicador, basta usar a seguinte fórmula:
EBITDA = Lucro operacional + depreciação + amortização
Sem dúvida, é um indicador financeiro de grande importância, pois mostra o potencial de geração de caixa da empresa de TI. De fato, permite analisar a eficiência da gestão e o nível de competitividade do negócio.
3.º – ROI
A sigla ROI indica Retorno sobre Investimento, sendo uma métrica para saber quanto a empresa de TI ganha em rendimentos financeiros com os investimentos realizados. Para isso, basta aplicar a seguinte fórmula:
ROI – (Ganho obtido – Valor do investimento) / Valor do investimento x 100
Sem dúvida, este cálculo pode ser realizado para investimentos em produtos, serviços, campanhas, treinamentos, dentre inúmeras outras possibilidades.
Portanto, os indicadores financeiros ajudam as empresas de TI de diversas maneiras, permitindo uma gestão financeira mais eficiente e a tomada de decisão estratégica com dados consistentes.
Se gostou desse artigo, acesse o site da Contjet e veja o que mais temos a oferecer para a sua empresa.