Franchising: o que é? Precisa de uma contabilidade específica?
Muitos empresários podem se perguntar sobre o franchising: o que é? Será que traria benefícios para meu negócio?
Trata-se de um modelo de negócio em que uma empresa (franqueador) concede a outra empresa (franqueado) o direito de utilizar sua marca, produtos, serviços e métodos de operação em troca de taxas iniciais e contínuas de franquia.
Continue lendo para entender mais sobre como funciona esse modelo e se demanda uma contabilidade específica.
O que é o franchising
No modelo de negócios franchising, ou franquia, uma empresa – franqueador- concede a outra empresa -franqueado- o direito de utilizar sua marca, produtos, serviços e métodos de operação em troca de taxas iniciais e contínuas de franquia.
Trata-se de uma forma de expansão de negócios em que o franqueador pode expandir sua marca sem ter que investir diretamente em novas unidades.
O franqueado, por sua vez, obtém o benefício de utilizar uma marca já estabelecida e comprovada no mercado, além de receber suporte contínuo do franqueador em segmentos como marketing, treinamento, desenvolvimento de produtos e serviços, entre outros.
Quais os tipos de franquias?
Há diversos tipos de franquia, algumas, inclusive, com a vantagem de precisarem de baixo investimento para começar. São classificadas da seguinte forma:
Franchising de produto ou marca: caracteriza-se pela utilização de uma marca ou produto já conhecido no mercado, que é licenciado para o franqueado utilizar em suas unidades. Esse tipo de franchising é comum em indústrias de alimentos e bebidas, cosméticos e vestuário.
Franchising de serviços: nesse modelo, o franqueado utiliza a marca, serviços e processos operacionais da franquia para oferecer serviços aos seus clientes. É comum em setores como educação, saúde, limpeza e manutenção.
Franchising de negócios: o franqueado recebe uma licença para utilizar todo o modelo de negócio do franqueador, incluindo a marca, produtos, serviços e processos operacionais. É comum em setores como consultoria, contabilidade e marketing digital.
Lembramos que é preciso bastante estudo e cuidado ao escolher o tipo de franquia mais conveniente para investir, assim como é importante adquirir expertise para elaborar um planejamento eficiente para o seu sucesso.
É preciso uma contabilidade específica para a franquia?
Não existe uma exigência legal para que se tenha uma contabilidade específica para franqueadores ou franqueados.
No entanto, é altamente recomendável que os proprietários de franquias mantenham registros financeiros precisos e atualizados, tanto para fins de planejamento quanto para relatórios financeiros e fiscais.
Os franqueados também precisam prestar contas de suas atividades financeiras ao franqueador de acordo com as regras e padrões estabelecidos no contrato de franquia.
O franqueador pode fornecer orientação e diretrizes contábeis específicas para garantir que as informações financeiras estejam de acordo com as expectativas e requisitos da franquia.
Resumindo, embora não seja obrigatório, é altamente recomendável que os franqueados e franqueadores mantenham registros financeiros precisos e consistentes para gerenciar seus negócios de maneira eficaz.
Ainda tem dúvidas sobre qual franquia escolher e como ter nela uma contabilidade efetiva? Entre em contato com a Contjet para uma consultoria qualificada e tenha as melhores tomadas de decisão.